A crise sanitária do coronavírus causou diversos problemas no mundo, mas por outro lado, esse período também trouxe oportunidades de inovação e crescimento para algumas áreas. Continue lendo esse artigo para entender o que é o trabalho híbrido e remoto, e quais são suas vantagens e desvantagens.
Híbrido
O modelo híbrido é a mistura do trabalho presencial com o remoto. Nesse sentido, o profissional tem dias de home office, e dias onde é necessário a ida presencial ao escritório, seja para exercer uma atividade que precisa ser dentro do escritório ou reuniões. Esse modelo de trabalho ganhou muita força na pandemia e tende a ficar devido a sua ótima aceitação, tanto por gestores quanto por colaboradores, que ao terem a oportunidade de trabalhar a partir de casa, estes irão sentir que a empresa confia neles para executarem o seu trabalho de forma correta. Mesmo não estando necessariamente no escritório físico.
Vantagens do modelo híbrido:
- Maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
- Menos custos para a empresa
- Maior otimização do tempo
- Flexibilidade de horários
Desvantagens do modelo híbrido:
- Falta de comunicação interna
- Menos interação
- Falta de estrutura
- Dificuldade de comunicação
Remoto
O trabalho remoto, ou home office, foi o que mais ganhou força neste último ano. Sem precisar se deslocar para o trabalho e podendo fazer reuniões com os colaboradores de casa, esse método revolucionou a forma de contratação e aceitação dos gestores, de modo que até os funcionários preferiram trabalhar neste modelo. A grande dificuldade encontrada pelo empregado com este sistema é a dificuldade em conciliar as responsabilidades de casa com o trabalho remoto.
Vantagens do modelo remoto:
- Economia de tempo e custos no transporte
- Passar mais tempo com a família
- Horários flexíveis
- Poder encaixar outras atividades (cursos, exercícios, entre outros)
Desvantagens do modelo remoto:
- Menos networking
- Falta de interação com outros funcionários
- Trabalhar mais por falta de definição dos horários