fbpx

O Que é Trabalho Híbrido e Remoto?

A pandemia de COVID-19 causou e ainda causa diversos problemas no Brasil e ao redor do mundo, mas por outro lado, esse período também trouxe uma grande inovação ao mercado de trabalho. Nesse artigo vamos entender o que é trabalho híbrido e remoto.

Híbrido

O modelo híbrido é a mistura do trabalho presencial com o remoto. Nesse modelo de trabalho, o empregado alterna entre dias que trabalha remotamente e presencialmente.Esse estilo de trabalho ganhou muita força na pandemia e poderá ser ainda maior passado esse momento devido a sua ótima aceitação, tanto por gestores quanto por colaboradores.

Ainda existem muitos pontos a evoluir nesse sistema, mas com o empregado com mais recursos e tecnologia para realizar suas tarefas de casa, a situação fica bem favorável para o trabalho híbrido. Apesar de todas essas vantagens, a falta de interação humana, como a comunicação e a socialização, ainda são os principais fatores que causam dificuldades em aceitar esses estilos de trabalho. Por isso, gigantes como a Google e Amazon têm dificuldades em aceitar o híbrido remoto.

Remoto 

O trabalho remoto e home office foi o que mais ganhou força neste último ano. Sem poder sair de casa, as empresas encontraram neste novo modelo a solução para o trabalho não parar por definitivo. Sem precisar se deslocar para o trabalho e podendo fazer reuniões com os colaboradores de casa, esse método revolucionou a forma de contratação e aceitação dos gestores, de modo que até os funcionários preferiram trabalhar neste modelo. A grande dificuldade encontrada pelo empregado com este sistema é a dificuldade em conciliar as responsabilidades de casa com o trabalho remoto. Bom exemplo são os pais e mães que precisam cuidar dos filhos e continuar trabalhando. Essa é a grande questão que precisará ser tratada conforme este estilo for se tornando cada vez mais comum.