Com a crise sanitária que temos enfrentado, muitos negócios, empresas e marcas começaram a inovar suas estratégias comerciais. E um modelo que teve muita repercussão e sucesso é, sem dúvidas, o trabalho remoto.
Juntamente com a aplicação desse modelo de trabalho remoto, o modelo Agile ganhou um espaço no mercado, e tem sido bastante discutido por profissionais.
Nesse artigo vamos entender a importância do agile no trabalho remoto.
Afinal, o que é o Modelo Agile?
Também podendo ser chamado de gestão ágil de projetos, o Agile Project Management é resumidamente uma metodologia focada em desenvolvimentos de projetos. Geralmente, projetos nos setores de tecnologia, mas pode ser aplicado em outras áreas.
Como aplicar a metodologia agile
Trabalho em equipe
Nesse modelo, é valorizado o trabalho em equipe, focando nas pessoas e suas habilidades. É muito importante pedir ajuda e sugestões para colegas, sempre envolvendo todos do projeto.
Não tenha medo de testar
Não tenha medo de sair da zona de conforto, afinal, sem testes não é possível saber se o projeto é bem sucedido na prática. Foque em expandir ideias a fim de ganhar conhecimento e experiência.
Alguns benefícios da metodologia ágil
Feedbacks constantes
Feedbacks são essenciais para construção e desenvolvimento de projetos, já que temos acesso aos pontos negativos e positivos, e como melhorar cada tópico, além de manter a comunicação do time.
Adaptação a mudanças
Habilidade que ajuda a responder com mais eficiência aos cenários críticos e imprevistos. Agora que muitas empresas podem voltar presencialmente, grande parte está optando por continuar 100% remotamente, ou em um modelo híbrido.
Com base nisso, podemos esperar que o trabalho remoto é algo que veio para ficar no mercado de trabalho. Aplicar a metodologia ágil pode impactar positivamente no modelo remoto.
Nesse período, aprendemos que muitos problemas podem ser resolvidos remotamente, sem a necessidade de se locomover, trazendo mais liberdade e tempo disponível.