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Pitch de Negócios: o que é, tipos e como fazer?

Um Pitch de Negócios ou Business Pitch é uma apresentação curta e direta de uma ideia, negócio ou produto para um grupo que poderá transformar essa ideia em realidade. Que de maneira breve deverão ser apresentados tudo o que um investidor, parceiro ou cliente precisa saber sobre o seu negócio ou produto.  

O sucesso do seu discurso poderá resultar em aportes financeiros, novos contratos, novas parcerias ou aumento de vendas. Segundo Guy Kawasaki, autor do livro The Art of the Start”, “se você precisar usar mais de dez slides para explicar seu negócio, você provavelmente não tem um negócio.” Por isso, é essencial que você tenha total conhecimento do que está apresentando e domine as técnicas de elaboração de um bom pitch. 

Tipos de Pitch de Negócios 

A melhor prática de tempo para apresentação de um Pitch de Negócios é de 20 a 30 minutos. Mas em um cenário mais rigoroso e competitivo, há o que chamamos de Pitch de Elevador, em que você terá até 60 segundos (tempo de duração de uma viagem de elevador) para apresentar sua ideia de forma persuasiva, assertiva e envolvente. 

Sabendo disso, existem 3 tipos de Pitch de Negócios que merecem nossa atenção: Pitch para Investidores, Pitch de Vendas e Pitch de Produto. 

Para Investidores: é a apresentação do seu negócio ou ideia de maneira convincente para um grupo de possíveis investidores ou parceiros de negócios.  

De Vendas: se trata de uma apresentação para clientes em potencial focada em componentes chaves do produto a ser vendido, tais como nome e categoria, o problema a ser resolvido com seu lançamento no mercado, a inovação oferecida e o ponto de venda ou benefícios exclusivos.  

Produto: o foco da apresentação está exclusivamente no produto a ser vendido ou desenvolvido. De maneira breve e realista é apresentado o funcionamento do produto, seu público-alvo, suas soluções e benefícios.  

Mas como elaborar um Pitch de Negócios assertivo? 

Brandt Pividic, autor do livro “O Pitch de 3 Minutos: Fale menos e consiga mais em qualquer apresentação”, desenvolveu o método WHAC para estruturação de um Business Pitch perfeito. Segundo ele, para a construção de uma apresentação sucinta devem ser respondidas as seguintes perguntas: 

  1. What is it and what do you offer? (O que é isso e o que você oferece?): chame atenção logo de início e apresente objetivamente o que é sua ideia, negócio ou produto e as soluções que isso oferece.  
  1. How does ir work? (Como funciona?): com brevidade, apresente o funcionamento do seu negócio ou produto. Esta questão deve ser respondida de forma atraente a partir de uma visão geral e convincente do funcionamento do que está oferecendo.  
  1. Are you sure? (Como você pode ter certeza?): aqui é o momento de convencer de que o bom funcionamento do seu negócio ou produto realmente acontecerá. Demonstre provas sólidas tais como dados de uma pesquisa de mercado ou projeções financeiras. Os investidores ou clientes precisam saber o retorno que o seu serviço lhes trará.  
  1. Can you do it? (Você pode fazer isso?): finalmente você precisa demonstrar que é capaz de realizar o que apresentou até agora. Com transparência, explane como os resultados são alcançáveis e incentive a tomada de decisão destacando seu diferencial competitivo e a possível lacuna de mercado que preencherá. 

O Business Pitch pode ser o ponto de partida para grandes parcerias e contratos, por isso lembre-se de estudar o seu público com antecedência, treinar a sua apresentação para que não extrapole o tempo combinado, conhecer minuciosamente o seu negócio para estar pronto para responder as perguntas que surgirem e de criar uma apresentação visualmente sucinta, limpa e agradável.  

Estamos à disposição para te ajudar na elaboração do pitch perfeito! Entre em contato conosco hoje mesmo e construa o futuro do seu negócio.  

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