Você já ouviu falar do Inovação Aberta? Afinal, o que é esse modelo que tem ganhado tanta repercussão no mercado atualmente? Nesse artigo, você vai entender o que é Inovação Aberta.
O conceito de inovação aberta
Resumidamente, a Inovação Aberta é uma ideia que insiste em ampliar o conceito de inovação. Ou seja, colaborando entre instituições na criação de novos resultados e serviços. A Open Innovation traz, com sua execução, vários benefícios. Nesse modelo, é possível envolver várias pessoas, com a intenção de ampliar e aumentar o setor de conhecimento.
Vale ressaltar que esse conceito pode ser usado na melhoria de relações públicas, obtendo um reconhecimento de marca. Quando a colaboração com partes externas ocorre, há um potencial de parcerias lucrativas.
A Inovação Aberta dá espaço para o envolvimento de clientes no processo de P&D. Isso amplia a viabilidade do produto, já que a empresa recebe feedback instantâneo sobre quais aspectos ou recursos são necessários para o usuário final.
Dicas para implementar a Inovação Aberta:
- Defina seus objetivos.
Avalie o que você quer alcançar e em quais áreas você precisa ser mais eficaz e inovador. Se pergunte em até que ponto as suas capacidades no desenvolvimento são eficazes. Defina metas oportunas a fim de realizar o que você deseja alcançar.
- Planeje bem o seu site e redes sociais.
A maioria das pessoas aborda sua empresa por meio do site e redes sociais. Portanto, você precisa de um portal específico para parceiros de Open Innovation. Nessa mídia, você pode explicar sua abordagem, definir os desafios atuais, explicar como os parceiros podem se inscrever, e fornecer uma lista de exemplos, benefícios e contatos.
Formas de implementar a Inovação Aberta:
- Eventos e dinâmicas com intuito de trocar experiências
- Criação de times mistos, visando a diversidade dentro da empresa
- Parcerias que beneficiem o estudo e conhecimento
A realização desse conceito não só reduz o tempo entre desenvolvimento e comercialização, mas também diminui o custo em diversas etapas.