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O termo “design thinking” é utilizado para o processo de pensamento criativo e crítico. É um conjunto de métodos, ferramentas e técnicas que orienta a pensar e criar soluções baseadas nas necessidades, desejos e problemas dos clientes por meio de pesquisas, geração de ideias, protótipos e testes.

Processos do Design Thinking 

Entenda quais são as etapas do design thinking, que vão te ajudar a trazer ideias inovadoras, soluções dinâmicas e a manter a sua vantagem competitiva. 

Entendimento do problema 

Para a primeira etapa, se sugere um mergulho profundo em tudo que envolve a empresa, realizar um mapeamento de todas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio. Mas não fique apenas na sua percepção, a ajuda de clientes nessa etapa é muito bem-vinda. 

Geração de Ideias 

Nessa segunda fase, também conhecida como ideação, você já tem todas as informações coletadas sobre a empresa, tem os pontos que precisam ser melhorados, agora é hora de produzir ideias para alcançar essas melhorias. Reunir as equipes e adotar técnicas de brainstorming é o ideal para esse processo. 

Prototipação 

Depois do brainstorming, você vai se ver com muitas ideias relevantes, na etapa de prototipação é necessário a aplicação de um filtro para escolher as ideias com mais chance de sucesso. A criação de protótipos, seja para um novo produto ou serviço, vai ajudar a validar a ideia e se ajustes ainda são necessários. 

Desenvolvimento 

A última etapa, hora de colocar tudo em prática. Nessa etapa, a ação é do setor de comunicação da empresa, onde a missão é vender. Mas atenção, o processo não acaba aqui e é muito importante manter o monitoramento constante e realizar melhorias necessárias durante toda a operação. 

Por que aplicar Design Thinking na minha empresa? 

Por ser uma técnica ampla, pode ser aplicada em todas as empresas, independentemente do tamanho dela, segmento etc. Com o Design Thinking, você investiga os problemas, ouve seus clientes e colaboradores, cria soluções e as coloca em prática com testes e melhorias constantes. 

A principal razão para se aplicar o Design Thinking na sua empresa é que, com essa técnica, você se coloca à frente dos seus concorrentes, amplia sua fatia do mercado e, por consequência, aumenta seu faturamento. 

Outro fato, não menos importante, é a integração de todas as áreas da sua empresa, por ser um processo que requer diversos pontos de vista, a colaboração de todos os setores traz um resultado extremamente positivo em valorização profissional, o que é essencial para a manutenção da produtividade da sua empresa. 

Então, entre em contato com G8 Ideias em Inovação e agende uma consultoria e descubra como podemos impulsionar o crescimento e o sucesso da sua empresa. Estamos juntos na sua jornada de crescimento!