Afinal, o que é “Metaverso”?
Sabemos que muito se fala quando o assunto é Metaverso e muitas dúvidas são levantadas sobre ele. Basicamente, podemos dizer que é um universo virtual, que tem como objetivo reproduzir para a gente a realidade usando várias tecnologias como, por exemplo, a realidade virtual, a realidade aumentada e a internet.
Nesse espaço da “web”, que a gente tanto usa, podemos criar nosso avatar e conversar com outras pessoas, comprar itens e “skins” nos jogos mais famosos, entre muitas outras possibilidades. Falando de forma bem clara, o Metaverso não quer que você só visualize o conteúdo, ele quer que você esteja dentro dele e aproveite cada segundo de uma experiência imersiva.
Popularizar o Metaverso não é tão fácil assim
Não temos dúvidas de que ter vários momentos de lazer no metaverso, ainda está muito longe da realidade de grande parte de nós. O grande motivo disso, são os desafios que “barram” essa entrada como, por exemplo, a necessidade de você precisar ter equipamentos caros para entrar nesses ambientes virtuais, e ter uma internet de alta velocidade – o que, infelizmente, grande parte da população não tem –.
Outro ponto que precisamos destacar, é que existe a preocupação em relação aos dados dos usuários. Ou seja, como eles vão ser compartilhados e usados nesses ambientes, principalmente, por grandes empresas.
Conceitos importantes para entender o Metaverso
1 – Realidade Virtual (VR)
Basicamente, ela é um ambiente virtual em 3D que “imita” o nosso mundo real, onde podemos interagir com outras pessoas. Para a gente acessar a VR, precisamos usar os óculos feitos para essa atividade.
2 – Realidade Aumentada (VA)
Podemos dizer que a VA busca combinar coisas do mundo real com o do virtual. O jogo Pokémon Go, que fez muito sucesso, é um excelente exemplo. Nele, os “players” se deslocavam até lugares reais, para capturar os Pokémons virtuais.
3 – Criptomoedas
Estas, são as conhecidas “moedas digitais”, que podemos usar para comprar vários produtos no metaverso. A mais conhecida por todos nós é o Bitcoin.
4 – Blockchain
Essa tecnologia consegue rastrear o envio e recebimento de informações via “web”. Ela é muito segura, por isso, sabemos que é bastante usada nas transações que envolvem as criptomoedas, por exemplo.
O Metaverso e o seu mercado bilionário
Os números que envolvem o Metaverso são, realmente, surpreendentes. Segundo a Bloomberg Intelligence, o valor desse mercado pode chegar a US$ 800 bilhões durante esse ano, com potencial de gerar US$ 1 trilhão em receita anual. Por isso, não há mais dúvidas ou contestações em relação à força dessa tecnologia.
Enfim, sabemos que o Metaverso vai estar presente no nosso dia a dia e no das empresas. O grande desafio é quebrar a barreira dos desafios para, dessa forma, popularizar ainda mais essa tecnologia e ver o mercado decolar ainda mais.
Quer saber mais sobre o universo de inovação, tecnologia e negócios?
Entre em contato conosco e acesse as nossas redes sociais!