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Cultura de inovação para RH e Marketing

Para o Recurso Humanos e Marketing, estar sempre inovando é uma necessidade para impulsionar sua eficiência. Esses setores são os responsáveis por impulsionar a cultura organizacional, atrair e reter talentos, e conectar a empresa com o seu público. 

A inovação no RH 

No RH, a inovação garante a eficiência e o crescimento da empresa. Através da implementação de novas estratégias, o setor de RH se torna mais ágil, estratégico e capaz de atender às demandas do mercado de trabalho em constante mudança. 

Promova a diversidade e a inclusão 

O estudo Getting to Equal 2019: Creating a culture that drives innovation (Rumo à inclusão 2019: Criando uma cultura que estimula a inovação) indica que equipes diversas não só são mais criativas, mas também superam concorrentes homogêneos. 

A pesquisa mostra que 95% dos executivos do mundo enxergam a inovação como vital para sua competitividade e viabilização de negócios.  

“Nosso estudo mostra claramente que a cultura organizacional é fundamental para impulsionar a inovação em todos os níveis de uma empresa” afirma Julie Sweet, CEO da Accenture para América do Norte. 

Implementação de Metodologias Ágeis 

Metodologias ágeis favorecem a constante atualização dos processos. Essas práticas não só aceleram a execução de projetos, mas também cultivam uma cultura de experimentação, que são ótimas para impulsionar qualquer iniciativa do RH. 

Laszlo Bock, ex-Vice-Presidente de Operações e Equipes do Google fala como a implementação de metodologias ágeis transforma o ambiente de trabalho para promover a inovação.  

Estímulo ao aprendizado continuo 

Com acesso e estímulo ao aprendizado continuo, os colaboradores desenvolvem novas habilidades e aprimoram seus conhecimentos de maneira contínua e se tornam mais eficientes e eficazes. Plataformas como e-learning e programas de desenvolvimento capacitam ao mesmo tempo que exploram novas habilidades e ideias. 

Marketing inovador 

O Marketing, por sua vez, tem a missão de conectar a empresa com o seu público de forma autêntica e relevante. Através da inovação, o departamento de Marketing pode criar campanhas engajadoras, explorar novos canais de comunicação e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

  • Conteúdos relevantes: Crie conteúdos que atendam às necessidades e interesses do seu público-alvo, utilizando diferentes formatos como vídeos, podcasts e infográficos. 
  • Mídias sociais: Explore as mídias sociais de forma estratégica para se conectar com o seu público, construir relacionamentos e amplificar o alcance da sua marca. 
  • Personalização: Utilize ferramentas de marketing automation para personalizar mensagens e ofertas para cada cliente, proporcionando uma experiência única e memorável. 
  • Influenciadores digitais: Estabeleça parcerias com influenciadores relevantes para o seu nicho para alcançar um público mais amplo e aumentar a credibilidade da sua marca. 

Livros para ler e inovar 

Livros para ler e inovar

Conversas Cruciais de Kerry Patterson, como citado no início, o autor se baseou em 25 anos de pesquisa com 20.000 pessoas para oferecer dicas de como manter diálogos positivos e produtivos, se tornando um livro essencial para qualquer profissional de RH. 

O livro HR Disrupted: It’s Time for Something Different por Lucy Adams discute a importância do RH em se adaptar rapidamente as mudanças, como o aumento do trabalho remoto e a diversidade global. O livro está repleto de exemplos práticos de organizações que estão inovando e algumas lições aprendidas durante esse processo que servem como inspiração para outras empresas. 

Uma dupla imbatível 

Quando RH e Marketing trabalham juntos de forma integrada, a inovação se torna ainda mais poderosa. As implementações de novas estratégias fortalecem os setores e contribui significativamente para o crescimento da empresa. 

Ao promover a diversidade, como vimos no estudo Getting to Equal 2019, as equipes se tornam criativas e superam concorrentes. A adoção de metodologias ágeis é outra chave importante para a inovação, como apontado pelo ex-Vice-Presidente de Operações e Equipes do Google Laszlo Bock. 

E lembre-se que a inovação é um processo contínuo que exige comprometimento, colaboração e uma mente aberta!