fbpx

Criando apresentações matadoras

Dominar a arte de criar apresentação que realmente impactam é necessário para comunicar ideias, conquistar investidores e inspirar equipes. Desde o design até a entrega, uma apresentação matadora, bem elaborada pode ser a sua chave para o sucesso. 

Antes de seguir com o passo a passo de como criar, precisamos entender a importância de uma apresentação de qualidade e como ela reflete diretamente na sua imagem. 

Qualidade da apresentação 

Vivemos em um mundo competitivo, e a habilidade de criar uma apresentação eficaz é um ponto a mais quando nos comparamos com a concorrência.  

Desde persuadir novos investidores, fechar novos negócios, motivar equipes, uma apresentação bem feita faz toda a diferença. Não se trata apenas de passar uma informação, se trata de cativar e inspirar. 

Além disso, como dito antes, uma apresentação reflete diretamente na imagem e credibilidade da sua empresa. A clareza, profissionalismo e o impacto visual são os principais aspectos que vão te ajudar a estabelecer conexão e confiança. 

Elementos-chave de uma apresentação matadora 

Uma apresentação matadora deve levar em consideração uma serie de elementos para maximizar seu impacto. Eles vão desde o design até a narrativa. 

Design atraente: É fundamental prender a atenção do seu público desde o primeiro momento. Isso pode incluir o uso de gráficos, imagens e vídeos que vão complementar a mensagem, tornando a apresentação visualmente atraente. 

Comunicação e narrativa: Envolver seu público, contar a história de forma coerente e com uma comunicação clara é crucial para garantir que a mensagem seja recebida.  

Dicas práticas para a sua apresentação

Agora que já entendemos a qualidade de uma apresentação matadora e alguns elementos-chave, vamos explorar algumas dicas práticas de criação. 

Conheça seu público: Antes de mais nada, vamos entender que será seu público. Isso vai permitir que você adapte o conteúdo e o estilo para atender as necessidades e expectativas especificas do seu público 

Foque apenas no que importa: Evite sobrecarregar a sua apresentação com conteúdos desnecessários. Foque seu conteúdo apenas no que é essencial e elimine qualquer coisa que possa distrair ou confundir seu público. 

“Simplicidade não se trata de ser minimalista por si só, mas de eliminar o que não é essencial. Quando você faz isso, chega à essência da sua mensagem.” – Garr Reynolds, autor do livro Apresentação Zen 

Pratique sem parar: A pratica leva a perfeição. Reserve um tempo para ensaiar a sua apresentação várias vezes, trabalhe sua dicção, postura e o tempo de duração. 

Principais plataformas 

Existem diversos softwares no mercado, cada um com as suas características e vantagens. Listamos aqui os cinco principais. 

PowerPoint: Um dos mais populares, oferece uma vasta opção de templates. É possível inserir imagens, gráficos, tabelas e vídeos. Ele também possui recursos de animação e transições para deixar as suas apresentações mais dinâmicas. 

Apresentação PowerPoint

Google Slide: Ferramenta na nuvem, faz parte do Google Workplace. Oferece recursos semelhantes ao PowerPoint, como uma variedade de templates. Com ele é possivel compartilhar e colaborar em tempo real com colegas de trabalho. 

Prezi: Ferramenta em nuvem, assim como o Google Slides, tem o seu diferencial nas apresentações em forma não linear. Seus slides tem apresentação em formato de zoom, o que permite navegar por uma área mais ampla e fluida. 

Canva: Apesar de ser uma ferramenta de design gráfico, o Canva oferece uma ampla variedade de apresentações prontas, com a possibilidade de criar apresentações rápidas sem a necessidade de ter conhecimentos avançados de design. 

Saber criar uma apresentação matadora não vai ser apenas uma habilidade útil para você, mas sim uma habilidade que vai fazer com que você se destaque no mundo empresarial. Essa “arte” vai abrir portas, cativar seus públicos e impulsionar a sua carreira.