Com o surgimento de startups e os avanços tecnológicos no meio corporativo, mesmo as grandes empresas vêm sendo provocadas para pensar em estratégias de inovação. O mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, pede que as empresas busquem formas de inovação para se destacar e continuarem vivas. Ou seja, inovar é fundamental para o posicionamento e crescimento das empresas.
O Manual de Oslo, referencia mundial para as metodologias de inovação nas empresas, define a inovação como sendo “um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa”.
A inovação como cultura
Um dos grandes desafios na inovação é que ela deve ser pensada como uma cultura. Muitas vezes pensamentos conservadores já estão enraizados na cultura e nos valores das empresas e uma transformação cultural exigirá empenho, tempo e comprometimento da alta gestão e dos colaboradores. Por isso, as empresas que buscam um viés inovador, devem estar dispostas a superar os obstáculos culturais e a colocar a criatividade como peça fundamental para pensar seus serviços, produtos e processos.
Sendo assim, é importante que para que as inovações saiam do papel sejam considerados o ambiente corporativo, a inclusão de todos os colaboradores da empresa no processo, o estimula a criatividade e a abertura a participação. Além disso, é essencial incentivar as equipes por meio de programas internos de trocas de ideias e apresentações de projetos.
Enxergar as oportunidades
A transformação cultural para inovar não é uma prática isolada, ela traz consigo a necessidade do aprendizado, da disciplina e da estruturação de processos de inovação. Ou seja, não adianta apenas pensar criativamente, é necessário também enxergar as oportunidades de inovação. As oportunidades de inovação são diversas: mudanças sociais e econômicas, eventos inesperados, mudanças de conceitos, avanços científicos e tecnológicos, etc.
Um exemplo de mudança social que fez com que muitas empresas revessem suas rotas foi a pandemia da COVID-19. Pequenas, médias e grandes empresas precisaram rever o seu conceito de “normal” e fornecer aos seus colaboradores e clientes soluções para o trabalho remoto, entregas de produtos e atendimentos. Ou seja, foram necessárias estratégias de inovação para que o fluxo do trabalho não fosse prejudicado.
Refletindo sobre essa realidade, ter um plano de inovação já inserido e bem estruturado, poderá fazer com que momentos de crise sejam mais bem gerenciados.
Esteja preparado
Empresas abertas aos projetos criativos dos seus colaboradores e alinhadas com as novas tecnologias, tem mais chances de vencer no mercado, já que estão preparadas para as novidades.
Além disso, pensar em inovação é pensar em reduzir custos, otimizar processos, reter talentos, aumentar a produtividade e melhorar a relação com os clientes.
A G8 Ideias é uma consultoria de inovação que poderá ajudar a sua empresa a construir uma estratégia de inovação e te levar ao crescimento. Entre em contato conosco!