fbpx

Kanban vs Scrum: Diferenças, vantagens e desvantagens

Kanban e Scrum são duas metodologias ágeis para a gestão de projetos, cada uma com suas especificidades, vantagens e desvantagens. É importante saber que ambas oferecem abordagens distintas para planejar, executar e entregar os projetos. 

Portanto, compreender as diferenças entre essas metodologias é necessário para escolher a mais adequada para a sua equipe ou projeto. A seguir vamos conhecer essas diferenças do Kanban e Scrum e também avaliaremos as vantagens e desvantagens de cada metodologia. 

O que é Kanban? 

A Toyota desenvolveu o Kanban nos anos 1940, como parte do sistema de produção Lean, e diversas áreas, como o desenvolvimento de software, o gerenciamento de projetos e serviços, o adaptaram.

kanban

Kanban é uma metodologia de gerenciamento de fluxos de trabalho que ajuda as equipes a estruturar, gerenciar e aprimorar processos. Com essa abordagem, é possível visualizar metas, tarefas e o progresso, o que contribui para maximizar a eficiência e promover melhorias constantes nos resultados. 

Além disso, a palavra “Kanban” em japonês significa “cartão visual” ou “sinalização”, e a metodologia utiliza um quadro visual para representar o fluxo de trabalho. Nele, as tarefas movem-se entre as colunas de “a fazer”, “em andamento” e “feito”, permitindo que o trabalho seja feito de forma contínua, possibilitando alterações durante o processo.

O que é Scrum? 

Desenvolvido por Jeff Sutherland e Ken Schwaber no início dos anos 90, Scrum é inspirado em princípios de gestão lean e empirismo. No Scrum, a equipe organiza o trabalho em entregas de tempo fixo chamadas “sprints”, com duração de 2 a 4 semanas. 

Assim como o Kanban, Scrum é uma metodologia de gerenciamento de fluxos de trabalho que ajuda as equipes em projetos complexos. Ele promove a gestão ágil de projetos por meio da conclusão iterativa do trabalho para alcançar uma meta estabelecida.

scrum

As equipes trabalham dentro de sprints, com prazos definidos para realizar entregas funcionais. Com essa abordagem, as metas, tarefas e o progresso se tornam visíveis, o que maximiza a eficiência e promove melhorias constantes nos resultados.

Além disso, Scrum define bem os papéis de cada uma equipe: o Product Owner, responsável por definir e priorizar o backlog do produto, o Scrum Master, responsável por facilitar o processo e remover impedimentos, e o Time de Desenvolvimento, que entrega o trabalho. 

Kanban vs Scrum 

No Kanban, a equipe participa de forma colaborativa, embora não haja funções predefinidas e exista um gerente de projeto. Já no Scrum, cada membro da equipe tem uma função predefinida. 

Quanto ao cronograma, no Kanban o trabalho flui continuamente até o final do projeto, em contraste com o Scrum o trabalho é dividido em sprints e o cronograma depende da duração deles. 

No Kanban, a equipe pode realizar alterações durante o andamento do projeto, já no Scrum, a equipe faz modificações apenas no final de cada sprint.

As vantagens e desvantagens 

Se você está buscando uma visão clara do progresso do trabalho e quem é responsável pelo quê, então a metodologia indicada é o Kanban. Isso ocorre porque o quadro favorece a comunicação, a compreensão da equipe e a possibilidade de compartilhar comentários entre os participantes. Além disso também é possível priorizar entregas, conforme a sua necessidade. 

No entanto, uma das desvantagens do Kanban é a sua limitação, como projetos interativos, desenvolvimento de aplicativos, onde o feedback de design é repassado várias vezes, podendo resultar em quadros sobrecarregados ou muito complexos. 

Por outro lado, quando falamos de Scrum, uma das vantagens é o foco no cliente. A entrega de valor no final de cada sprint facilita a garantia de que as necessidades e expectativas do cliente sejam atendidas de forma contínua. 

Entretanto, as desvantagens do Scrum são a complexidade inicial e os prazos. Por ser uma metodologia complexa para equipes iniciantes e exigir treinamento significativo, é essencial que antes de escolher o Scrum, a equipe precisa entender os benefícios e as particularidades dessa abordagem para que o projeto seja bem-sucedido. Além disso, quando falamos de prazos, embora a metodologia Scrum estabeleça prazos para todos os envolvidos, ela não oferece nenhum suporte para que o projeto cumpra seu prazo geral.